Muitas pessoas trabalharam na segunda-feira, véspera do feriado de Carnaval, e eu aproveitei este tempo para falar com alguns funcionários da empresa Haco Etiquetas sobre como podemos ser sustentáveis na nossa rotina. Fui convidada para dar uma palestra durante a SIPAT 2016 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O tema da conversa foi “Sustentabilidade no dia a dia – Como viver respeitando o meio que nos sustenta”, com dicas para reduzir os resíduos que geramos, economizar água e energia e praticar o consumo consciente.
Cerca de 30 pessoas estavam presentes. Foi quase uma hora de palestra, em que expliquei o significado da sustentabilidade e como podemos aplicá-la na nossa vida. Claro, coloquei vários vídeos durante a apresentação. Como comprovei no meu intercâmbio na Romênia, vídeos são ótimos no processo de aprendizagem e ensinamento, pois têm um poder próprio de entreter, chamam a atenção e quebram o ritmo mais linear da palestra. A maioria foi com um teor cômico, da série The Animals Save the Planet, e dois foram emocionantes.
Pelos retornos que recebi e o que eu percebi, as pessoas gostaram da palestra e dos vídeos. Também interagiram durante a fala, respondendo às perguntas que eu fazia. O diálogo e a interações são ferramentas importantes para que a pessoa do outro lado seja ativa no processo, não passiva.
No fim de janeiro, também participei de outro evento. Foi o Piquenique dos Coletivos, aqui na minha cidade. Levei os baldes de compostagem e mostrei como fazer a própria composteira. As pessoas presentes fizeram várias perguntas e realmente gostaram da oficina. A compostagem é maravilhosa, pois assim seus resíduos orgânicos vão virar adubo, recurso valioso, e não ficar acumulando no aterro sanitário, soltando gases de efeito estufa.
E assim, a semente da sustentabilidade vai sendo semeada em cada vez mais mentes e corações.
0 comentários:
Postar um comentário
Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.