Minhas metas sustentáveis para 2020

Por Letícia Maria Klein •
07 janeiro 2020
Olá! Tudo bem? Um excelente ano novo para você! Pronto para tornar 2020 o ano mais sustentável da sua vida até o momento? Para eu conseguir fazer isso, decidi me propor algumas metas de  sustentabilidade neste ano. 



1. Pasta de dente caseira ou ecológica 
Durante um tempo eu usei uma pasta de dente que eu fazia em casa, com óleo de coco e bicarbonato de sódio. Acabei tendo um problema e voltei a usar uma opção tradicional do mercado, com aquela embalagem que é difícil de ser reciclada. Aqui na minha cidade a cooperativa de catadores não coleta, tanto que eu guardo os tubos em casa até encontrar um local ou empresa que aceite. Para evitar isso, vou testar outras receitas que encontrei na internet ou buscar opções a granel (já ouviu falar em pastas que vêm em formato de pastilha?). 

2. Ler seis livros com temática ambiental 
No dia 1º de janeiro eu comecei um projeto pessoal de leitura (quem me acompanha no Instagram já viu): quero ler 1 livro por semana em 2020. Entre eles, estão alguns com temática socioambiental, pelo menos um a cada dois meses (já que em 2019 eu não li nenhum! “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, foi o único com um contexto ambiental, mas não é sobre isso). Conforme for lendo, vou postando as resenhas aqui e atualizando o projeto lá. 

3. Manter uma horta em casa 
Eu já plantei verduras e ervas em vasos algumas vezes, mas devo estar fazendo algumas coisas erradas, porque as verdinhas não perduram. Costumo deixar as plantas na sacada, mas durante metade do ano não bate sol, então elas sofrem. Agora o sol voltou a aparecer lá e quero tentar plantar hortaliças diversas, como alface, couve e tomatinho. Assim, tenho alimentos orgânicos à disposição e economizo dinheiro na feira. 

4. Cultivar minha própria esponja 
O que também quero plantar é bucha vegetal, uma planta que pode ser usada como esponja de banho e cozinha. Aqui em casa eu uso para lavar louça. Não risca os utensílios, tem origem vegetal (ao contrário das tradicionais do mercado, que são feitas de plástico) e é compostável. Consegui sementes numa feira uma vez, mas algumas buchas à venda no mercado vêm com sementes no seu interior. Está na lista de tarefas para este mês de janeiro, pois leva um ano para o fruto chegar ao ponto de esponja. 

5. Comprar 75% usado 
Para cada quatro coisas compradas, só uma nova. Eu nunca fui consumista de forma geral, bem pelo contrário (afinal, tenho um lado nerd e leitora que eu preciso compensar). Roupas, celulares, livros e dvds são os que eu mais compro usados, há anos. Também costumo vender itens que não uso mais, contribuindo com os dois lados da economia circular. Mas como tem coisas que são difíceis ou muito difíceis de encontrar usadas, tentarei reduzi-las ao mínimo. E eu vou contar para saber se atingi ou não a meta ao fim do ano! 

6. Ver seis filmes com temática ambiental 
No ano passado, eu vi somente um documentário e isso definitivamente precisa mudar neste ano. Para acompanhar a meta dos livros, quero assistir pelo menos um filme ou documentário sobre ambiente ou sustentabilidade a cada dois meses. Se você é novo no blog, aqui eu escrevo resenhas de filmes e livros que consumo sobre esses assuntos. 

7. Diminuir em 30% a quantidade de embalagens 
Para calcular isso, eu vou pesar e quantificar meus resíduos em cada mês do ano, contando por semana. Eu prefiro fazer compras em feiras ou lojas e supermercados que têm alimentos a granel. Em 2020, quero aumentar essa frequência, para pelo menos duas vezes por mês. Assim, conseguirei reduzir a quantidade de embalagens que trago para casa. O objetivo é diminuir ao longo dos meses, identificando quais itens podem ser adquiridos com menos ou nenhuma embalagem. 

Será que eu consigo? Ao longo do ano, farei posts com atualização das metas. Você já listou suas metas para este ano? Tem alguma relacionada à sustentabilidade? 

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio