Como fazer suas roupas durarem mais?

Por Letícia Maria Klein •
28 janeiro 2020
Tá sabendo, né? Tendência de moda hoje é ser sustentável. A indústria do vestuário é a segunda mais poluente do mundo, além de ter como prática em alguns países o emprego de mão de obra em regime análogo à escravidão e outros problemas de igualdade de gênero, como diferença salarial entre homens e mulheres no mesmo cargo.

A boa notícia é que esse cenário está mudando aos poucos, com organizações como a Global Fashion Agenda mostrando o que está sendo feito em relação aos problemas e quais as metas para solucioná-los. A notícia melhor ainda é que você tem uma parte poderosíssima nessa cadeia de produção e consumo. Um dos pilares da moda sustentável é a maior durabilidade das peças. Quer saber como fazer as suas roupas durarem mais tempo? As dicas a seguir vão cair muito bem (adoro um trocadilho!).

Os símbolos falam
Quem aí corta etiqueta de roupa, levanta a mão! Pois é, já fiz muito isso também. Hoje, se faço, pelo menos tenho o cuidado de ver o que está escrito. Os símbolos de lavagem e manutenção da peça não estão lá para enfeite. Se diz que ela deve ser lavada à mão, colocá-la na máquina vai acabar danificando a roupa, e isso vai diminuir sua vida útil.

Então, meu bem, todas essas instruções da etiqueta para não misturar roupas brancas com coloridas, passar ou não passar, lavar no balde ou na máquina estão ali para te ajudar a ser mais sustentável e cuidar bem da peça para que ela dure mais. Dicas de mãe também são super úteis. Aqui vai uma da minha: para peças que soltam tinta, coloque sal na bacia em que ela está de molho para reter a cor.

Dê um pontinho
Quem não tem linha e agulha em casa, não é mesmo? (se não tem, faça o favor!). Um furinho ou rasguinho podem ser facilmente remendados aí no conforto do seu lar. Já costurei meia, mochila e até roupa íntima. Mas se você foi pego de surpresa por um baita buraco na barra do vestido (juro que não sei como fiz isso), o negócio é mandar arrumar.

Já perdi as contas de quantas vezes eu levei na costureira para trocar elástico de shorts de pijama, arrumar alças, apertar ou alargar roupas que eu compro usadas ou ganho usadas, trocar solado de sapato e fazer barra. A última leva teve o vestido, um pijama e calças de trabalho do meu noivo, que rasgam no interior da coxa por causa do uso constante.

Roupas que foram para a costureira
Roupas que voltaram da costureira como novas
Dê um up
O upcycle (ou em bom português, a customização), surge quando você transforma uma peça velha em nova, adicionando ou tirando elementos ou mesmo misturando duas ou mais roupas. Se você é daquelas que rasgava o colarinho da camiseta da gincana da escola para dar uma estilizada, sabe o que estou falando. Às vezes é algo simples, como aplicar um botão sobre uma mancha que não sai.

Existem muitas oficinas em eventos por aí e tutorais na internet que te ensinam a customizar peças que já não te servem mais como estão, mas podem ser legais e usáveis de novo se modificadas. Você pode inclusive colorir as próprias peças em casa usando chás! Um dos primeiros posts que eu publiquei aqui no blog foi sobre um grupo de amigas em Blumenau que transformava calças jeans em bolsas. Além de sustentável e uma forma criativa de ter peças novas sem gastar (quase) nada, pode ser a ideia de um negócio.

Melhor prevenir
A manutenção preventiva é a melhor aliada para aumentar a vida útil de alguma coisa, inclusive a nossa (é um dos papéis dos exercícios físicos e da alimentação saudável, certo?). O mesmo vale para roupas. Algumas práticas são importantes para fazer as peças ficarem bonitas e inteiras por mais tempo. Por exemplo:

  • Em dias muito quentes, abra as portas do guarda-roupa para arejar e retire peças de couro. O calor dentro do armário aumenta a umidade, que por sua vez aumenta a chance de aparecer mofo na peça. Dependendo do estado de mofo, não adianta passar só vinagre; você vai precisar mandar o casaquitcho para a lavanderia. Melhor cuidar do que gastar seu dinheirinho, né?
  • Pendure peças suadas para que elas sequem antes de colocar no cesto de roupa suja. Isso evita que as manchas de suor impregnem na roupa. Se possível, lave a região das axilas assim que chegar em casa, deixe a peça secar e depois lave normalmente com as outras roupas. Se alguma peça muita querida sua tem manchas persistentes, existe esperança! Aqui no blog tem esta receita de sabão líquido feito em casa e este outro sabão caseiro que são ótimos para remover marcas indesejadas.
  • Blusas e vestidos de alça feitos com determinados tecidos (geralmente elastano ou outro componente que estica) devem ser colocados pelo meio no cabide, e não pendurados pela parte cima. Isso evita que a peça esgace com o tempo.

Viu, nada de ir se desfazendo da roupinha por causa de um rasguinho à toa. Coitada dela, não teve culpa. Sabe o “lavou, tá novo”? Remendou, tá novo.

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio