Menos impacto ambiental, mais impacto social é o lema do Origem Natural |
Eu entrevistei a Joana e fiz uma reportagem que vai sair no portal do Projeto Colabora, então vou contar aqui minhas impressões e um pouco da trajetória do lugar. O início de tudo aconteceu num curso de liderança que Joana fez em 2015, onde teve a ideia de vender salada em potes de vidro, ao invés de usar plástico descartável. O projeto deu certo e se transformou num negócio. Junto com o namorado e uma amiga, os três sócios expandiram as atividades e abriram um restaurante em agosto de 2017 com uma pegada lixo zero e a missão de transformar a sociedade a partir da comida saudável com educação socioambiental.
A cada prato vendido, R$ 1,00 é investido em projeto social |
Origem Natural é o primeiro restaurante lixo zero do Brasil |
Depois de passar por uma auditoria, o Origem Natural recebeu a Certificação Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil, que assegurou o reaproveitamento de 91% dos resíduos sólidos gerados, tanto pela reciclagem quanto compostagem, além da preocupação com a não geração. Quase nada é descartável. Eles não usam plástico na cozinha, nem esponja. A comida é quase toda vegana e os talheres que estão à disposição para venda são compostáveis. O local ainda tem um armazém de produtos naturais, ecologicamente corretos e que permitem um estilo de vida lixo zero, como kits de talheres, guardanapos de pano, bucha vegetal, canudo de inox, entre outros.
Uma parte do armazém de produtos sustentáveis |
A comida estava deliciosa! Sério, todos gostaram. Tinha uma grande variedade de salgados e doces veganos. Joana contou que tudo no restaurante foi pensado para ser ambientalmente responsável e evitar a geração de resíduos sólidos. Os móveis foram feitos a partir de madeira de demolição e peças reutilizadas, como um portão descartado que foi reformado e serve de separação de ambientes. O cuidado com o conceito e a prática e a coerência entre os dois é visível. Joana disse que eles estão sempre buscando melhorar e ampliar as formas de ser lixo zero. A maioria dos fornecedores auxilia o processo, aceitando embalagens retornáveis e a pegando de volta embalagens descartáveis, como o isopor.
Buffet vegano no restaurante Origem Natural |
Eu me senti muito bem lá e com certeza quero voltar. Quem mora na região de Florianópolis ou estiver passando por lá não pode deixar de conhecer o Origem. Vale a pena pela comida, pelo exemplo, pelas práticas e pelas pessoas que criaram e mantêm o lugar, uma equipe que trabalha com propósito para melhorar a sociedade e inspirar as pessoas a serem sustentáveis.
Os sócios Alexandra Lemos Nunes Dias, Joana Wosgrau Câmara e Artur Ferreira dos Santos, da esquerda para direita |
Um ecobeijo e até breve!
0 comentários:
Postar um comentário
Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.