Como reduzir sua pegada ecológica no trabalho

Por Letícia Maria Klein •
23 janeiro 2019
Você sabe o tamanho da sua pegada ecológica? Cada pessoa tem uma. A pegada ecológica é uma metodologia que identifica a quantidade de terra necessária no planeta para sustentar o seu estilo de vida. Ela verifica o seu uso de água (pegada hídrica), emissões de gases de efeito estufa (pegada de carbono), comportamentos no dia a dia, consumo, alimentação, transporte e uso de energia. Tem a calculadora original da Global Footprint Network, em inglês, ou esta em português. Com algumas mudanças de hábitos, você pode reduzir o seu impacto ambiental na Terra. Confira abaixo algumas dicas para deixar sua pegada ecológica mais sustentável na empresa onde trabalha.

Consumo consciente
Se você e seus colegas têm o costume de comprar coisas pela internet, vocês podem combinar de comprar junto para dividir o frete, o que reduz as emissões do transporte. Na época do amigo secreto, vocês podem combinar de dar presentes sem embalagens ou em pacotes sustentáveis, como sacos de pano, sacolas ecológicas ou caixas reaproveitáveis. O mesmo vale para presentes de aniversário. Se há o costume de decorar os setores para celebrações, como aniversário, Páscoa e Natal, vale reaproveitar as decorações anteriores ou comprar itens que vão durar muitos anos e podem ser reutilizados. Lembrando, claro, de pensar bem antes de fazer qualquer compra e buscar somente o necessário.



5 Rs - Recuse, reduza, reutilize, recicle e reintegre à natureza
Quantos copinhos plásticos você usa no trabalho? A média é de dois por pessoa por dia. Utilizando a sua própria caneca e copo, você evita a produção desnecessária de itens descartáveis e, consequentemente, de resíduos. Uma única colher de plástico tem uma baita história, olha só! Além de usar sua própria xícara, tenha também um kit com talheres, guardanapo de pano e canudo reutilizável para a hora do lanche. Se você fica na empresa no horário do almoço, prefira levar comida de casa ou almoçar no restaurante ao invés de pedir marmita, assim você evita embalagens. Veja também a possibilidade de instalar uma composteira no seu setor ou na cozinha do seu local de trabalho para compostar os restos de alimentos, além de implantar a coleta seletiva, se ela ainda não existe. Obedecendo a ordem de prioridade dos Rs e praticando o conceito lixo zero, dá para reaproveitar mais de 80% da quantidade de lixo gerada no seu dia a dia.

Transporte sustentável
A pegada de carbono ocupa uma parte grande no cálculo da pegada ecológica e a sua mobilidade na cidade tem um grande peso nessa conta. Para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, você pode combinar com colegas para irem juntos de carro, revezando as caronas e dividindo custos. Se puder usar um transporte coletivo, como ônibus, trem ou metrô, melhor ainda. Outra forma sustentável de ir trabalhar e ainda praticar atividade física é utilizar a bicicleta, patinete ou até skate. Todos têm suas versões elétricas, que são mais rentáveis e sustentáveis do que motocicleta ou carro.

Economia de energia
Se você utiliza computador, é melhor desligar o monitor, que é responsável por 60% do uso de energia elétrica do aparelho. Se ficar uma hora e meia longe, já compensa desligar o PC. Deixar um ambiente vazio por mais de 15 minutos também pede que as luzes sejam desligadas; se voltar antes desse tempo, não precisa (se as lâmpadas forem fluorescentes). Como no verão o uso do ar condicionado aumenta, uma forma de economizar é desligá-lo trinta minutos antes de ir embora, pois o ambiente leva um tempo até esquentar. Se a empresa ainda não tem aparelhos energeticamente eficientes nem lâmpadas LED, você pode verificar com o departamento administrativo se existe a intenção de adquiri-los e então sugerir a troca, argumentando que a redução na fatura ao longo dos meses seguintes compensa o investimento inicial.

Transforme sua empresa num lugar sustentável em 2019! Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio