5 livros sobre meio ambiente que vão abrir sua mente

Por Letícia Maria Klein •
25 janeiro 2016

Livros, para mim, estão no top 10 de melhores coisas da vida. Eles nos fazem viajar sem sair do lugar, aprofundam nossos conhecimentos, expandem nossa visão de mundo, enriquecem nosso vocabulário, só para citar alguns benefícios. Quando se trata da temática ambiental, não faltam livros para nos ajudar a entender os mais variados assuntos e ter uma visão sistêmica sobre o nosso planeta. Pensando nisso, separei cinco opções de livros sobre assuntos diversos relacionados a meio ambiente e sustentabilidade, todos igualmente interessantes!



Colapso - Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso
Este livro é uma verdadeira viagem no tempo e um mergulho na história de civilizações que desapareceram ou triunfaram por causa da relação que tinham com o meio onde viviam. O autor, Jared Diamond, explica contextos sociais, econômicos, políticos e culturais de cada sociedade, com uma linguagem clara e envolvente, fazendo a gente perceber a intrincada rede de relações entre os indivíduos de um povo e entre este e seu meio. 

Diário do clima - Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes
Foi escrito pela jornalista Sonia Bridi como resultado das reportagens para o quadro “Terra – que tempo é esse”, produzido em 2010 para o programa Fantástico, da Rede Globo. Ela o marido, o cinegrafista Paulo Zero, viajaram o mundo para mostrar os efeitos e explicar as causas das mudanças climáticas, que são geradas a partir do aumento - super acelerado e intensificado devido a atividades humanas - de gases de efeito estufa na atmosfera. Uma das edições do livro vêm com os DVDs do programa, o que enriquece a experiência. Tem resenha dele aqui no blog!

Mundo sustentável - Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação
Ótima opção para quem quer saber um pouco de tudo relacionado a meio ambiente, como resíduos sólidos, energia, mudanças climáticas, água e padrões de produção e consumo, e também busca soluções para uma vida sustentável. O livro reúne entrevistas, artigos e comentários do jornalista ambientalista André Trigueiro em diversos veículos de comunicação e tem uma linguagem acessível e gostosa de ler, própria de um bom jornalista (ó a tiete aqui falando). Já tem sequência, Mundo Sustentável 2 - Novos rumos para um planeta em crise, que está na lista de próximas leituras, mas a resenha do primeiro já está aqui no blog. 

Teia da vida - Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos
Se tem alguém que consegue traduzir artigos científicos para a linguagem popular, este alguém é o físico e ambientalista Fritjof Capra, estudioso da teoria dos sistemas. Neste livro, você vai saber tudo sobre visão sistêmica da vida e realmente compreender a riqueza e a fragilidade da teia de vida existente no planeta Terra e no universo. O autor explica a ecologia profunda, o pensamento sistêmico, as teorias da complexidade e do caos, além de vários outros estudos e linhas de pesquisa que comprovaram a interligação e a interdependência entre os seres vivos, estruturas e elementos terrestres e universais (um oi para nossos lindos sol e lua). Ele escreveu também O Tao da Física, O Ponto de Mutação (que virou filme) e As Conexões Ocultas. Vale a leitura (do livro e da resenha).

Walden ou A Vida nos Bosques
Um relato autobiográfico inspirador, profundo e verdadeiro da jornada de um homem em busca da essência da vida. Henry David Thoreau, hoje tido como o pai do minimalismo, viveu em um bosque, às margens do lago Walden, por dois anos, dois meses e dois dias na casa em que ele mesmo construiu. Irônico, provocador, questionador e filósofo, Thoreau não fala meias verdades e toca em muitas feridas, escancarando hipocrisias da sociedade capitalista do século 19, com seu comercialismo e industrialismo crescentes. Um texto cru, íntegro e sincero de um grande pensador, que vai te fazer refletir sobre a própria vida e encarar alguns pré-conceitos. Um dos melhores livros que já li – e, claro, tem resenha dele aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio