Diário de bordo #17 – Teste, mímica e cartaz para marcar a última sessão para o grupo 1

Por Letícia Maria Klein •
16 fevereiro 2015

Hoje foi a última sessão do projeto Arges in Green para o grupo 1. Como último tema, achei legal falar sobre pegada ecológica e focar as ações e atitudes que podemos ter em prol da sustentabilidade. A aula foi bem dinâmica, divertida e rendeu risadas com o jogo de mímica, em que eles tinham que sortear um papel e mostrar a ação sustentável descrita através de gestos. Antes disso, fiz um teste com eles para saber como é a relação de cada um com as questões ambientais e, para finalizar, cada dupla fez um cartaz com mensagens ambientais. Pedi para que eles deixassem mensagens no meu caderno e gostei muito do que li! Apesar da turma ter ficado pequena no final, os que continuaram aprenderam e se divertiram bastante. 



Como apenas um deles levou um livro para trocar e as duas meninas que foram hoje tinham faltado na semana passada, e portanto não sabiam da troca, não fizemos a feira de troca como programado. No começo da aula eu falei sobre o que é pegada ecológica, mostrei um curta ambiental que foca esse tema, chamado “Man”, mostrei o resultado do teste da minha pegada ecológica e um outro vídeo sobre sustentabilidade. Também falei sobre a diferença entre Eco x Ego e acho que a imagem marcou os alunos pelas expressões deles. 


Foi bem interessante fazer o teste com eles. É um teste que analisa rapidamente o nível de envolvimento pessoal com a questão ambiental. Dos quatro estudantes, três ficaram bem no meio do caminho, o que mostrou que eles têm preocupação com as questões de meio ambiente, mas não incorporam ações sustentáveis na rotina deles. O resultado do quarto jovem foi um pouco abaixo, mostrando que ele tem pouca preocupação ambiental em termos de atitude e precisa rever seu estilo de vida. 


Gabriela (esquerda) e Alexandra Stan deixaram mensagens de 
preservação ambiental ao redor do desenho do Planeta Terra

Save the world, you can!

O jogo de mímica foi bem divertido e eles riram bastante, mas não conseguimos fazer todas as ações por falta de tempo. Achei melhor parar na metade para que eles pudessem fazer os cartazes com mensagens ambientais, o que eles também gostaram bastante. A ideia, na verdade, era que eles fizessem fanzines, tipo um pôster com recortes de revista, mas meu time não levou as revistas, então ficamos apenas com lápis de cor e canetas coloridas. O resultado ficou bem legal também. 


Baseado em um dos vídeos da campanha "The Animals
save the Planet", do canal Animal Planet, Vlad (esquerda) 
Ionuts falaram sobre poupar energia elétrica

Don't waste electricity

No fim da aula, eles escreveram mensagens no meu caderno sobre mim e o projeto (muito fofos, adorei ler o que eles escreveram) e gravamos um vídeo em que uma das meninas falou o que achou das sessões. Abaixo, um pouco do jogo de mímica com os dois grupos.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio