Diário de bordo #11 – O problema dos resíduos sólidos (e do recesso escolar)

Por Letícia Maria Klein •
02 fevereiro 2015

Esta semana é a quarta do projeto e escolhi falar sobre meu tema ambiental favorito: manejo dos resíduos sólidos (qualquer semelhança com a implantação do Juventude Lixo Zero Blumenau não é mera coincidência). Justamente nesta semana os estudantes estão de férias por causa do fim do primeiro semestre, então o comparecimento caiu 50%! Pois é, apenas quatro jovens do grupo 1 apareceram para a aula de hoje. Mas não foi menos interessante, pelo contrário, foi bem legal. Teve até competição e chocolate como prêmio (veja no vídeo como eles se divertiram). 

Hora de jogar

Eu havia pensado em mostrar para eles como fazer compostagem, mas não conseguimos os materiais necessários em tempo, então sobraram vários minutos na aula para fazer um jogo e foi muito bom. Os estudantes aprenderam se divertindo. Eles tinham que adivinhar qual o tempo de decomposição de alguns materiais na natureza, como plástico, vidro, papel, metal e alguns objetos, como fralda, chiclete, corda e pneu. Foi bem engraçado e o time vencedor (as meninas) levou para casa uma caixa de biscoitos com chocolate. 

Reações a um dos vídeos "chocantes". A menina 
à esquerda, Roxana, faz parte do time do projeto 
(sempre tem alguém do time acompanhando as sessões)

Assim como na sessão anterior, coloquei vários vídeos, alguns engraçados outros chocantes (afinal, o tema é para chocar, mesmo) e muitas imagens. Porém, esta foi a mais teórica das sessões, por assim dizer, e eu percebi que algumas vezes eles ficaram cansados. Para driblar, eu fazia algumas perguntas em relação ao assunto para que eles pudessem interagir. Pensarei em algo diferente para fazer com a turma de amanhã para tornar a aula mais dinâmica.

Jogamos o lixo fora, mas não existe "fora".

Na quinta-feira nós teremos uma aula extra para fazer a compostagem e também objetos a partir de materiais recicláveis (garrafas pet para um pufe e caixinhas de presente a partir de embalagens de papel e papelão). Pedi para que eles trouxessem alguns materiais e também para que guardassem o lixo produzido por eles de hoje até quinta (inclusive a caixa de chocolates que as meninas ganharam). Quero só ver se vão trazer, tomara que sim! Será muito interessante eles verem o impacto que causam no ambiente diariamente. Estou ansiosa para ver a reação deles!


Por causa das férias, é possível que a turma de amanhã também tenha menos alunos, mas como é a turma agitada, eles vão amar a competição, principalmente o prêmio. E, claro, espero que amem a aula.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio