Sete publicações educativas sobre consumo consciente

Por Letícia Maria Klein Lobe •
24 setembro 2014
Você coloca atitudes sustentáveis em prática no seu dia a dia? Ou você quer imprimir a sustentabilidade na sua vida, mas não sabe por onde começar? Seja o primeiro ou o segundo caso, existem várias publicações na internet cheias de dicas de como ser sustentável em várias áreas, segmentos, compartimentos e seções da sua vida. Para este post, eu separei algumas relacionadas a consumo consciente. Escolha os seus preferidos, boa leitura e mãos à obra! ;)

12 princípios do consumidor consciente

O Instituto Akatu elaborou uma cartilha muito simples e rápida de ler com 12 princípios para seguir na hora de comprar, como, por exemplo, avaliar os impactos do seu consumo e consumir apenas o necessário. 


Guia Consumo Consciente e Saúde

Também do Instituto Akatu, em parceria com uma empresa do ramo da saúde, este guia dá dicas de como cuidar da gente e do planeta através de um consumo melhor e diferente. As dicas estão divididas em três seções: consciência à mesa, saúde para todos e ações para um mundo melhor. 



Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade

O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Alana criaram uma cartilha com foco no consumismo infantil, que explica os males de incentivar as crianças ao consumo desenfreado e mostra como os pais e educadores podem ajudar os pequenos a viver uma infância plena. 


Manual de educação para o consumo sustentável 

Foi desenvolvido em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Educação e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Bem didática, a publicação está dividida em oito capítulos e ensina como ser um consumidor consciente quando o assunto é cidadania, alimentação, água, transportes, biodiversidade, lixo, energia e publicidade. 


Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno

Super simpático e rápido de ler, o guia traz muitas dicas de consumo consciente que podemos aplicar na sala de casa, no quarto, no escritório, no banheiro, na cozinha, na área de serviço, no jardim e na rua. O guia é uma iniciativa do WWF, da Agência Nacional de Águas e do Programa Água Brasil. 


Estado do mundo teen – ter mais ou viver melhor?

Voltada para os jovens, esta publicação é uma versão teen do relatório “Estado do Mundo 2010 – Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade” elaborado pelo Worldwatch Institute e publicado no Brasil em parceria com o Instituto Akatu. Ela explica o que é consumismo, como ele afeta o planeta e os seres vivos e dá dicas de como aplicar o consumo consciente no nosso cotidiano.


Projeto cidadão – o lixo agora é problema de todos

Lixo tem tudo a ver com consumismo: quanto mais se consome, mais lixo se gera. Nesta cartilha, você vai saber o que é lixo, como está a situação dos resíduos sólidos no Brasil, os 4 Rs, os materiais que podem e não podem ser reciclados e curiosidades. 

2 comentários:

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio