TEDTalks - Boas ideias merecem ser compartilhadas

Por Letícia Maria Klein •
31 outubro 2013

Ideas worth spreading é o lema do TED, uma organização sem fins lucrativos que começou com uma convenção em 1984. Tem esse nome porque reuniu pessoas das áreas de tecnologia, entretenimento e design. Ideias que valem a pena ser espalhadas, compartilhadas, é a missão da entidade, que hoje divulga temas dos mais variados segmentos, entre eles sustentabilidade. As ideias são expostas todo ano em duas grandes conferências (TED Conference e TEDGlobal, que será realizada em 2014 no Brasil!) e milhares de eventos regionais, organizados pela TEDx de forma independente. Depois eles viram TEDTalks, que são os vídeos de cada palestrante disponibilizados online. O objetivo de todos os encontros é reunir pessoas para compartilhar suas ideias, pensamentos, ações. Para este post, eu selecionei alguns vídeos que valem a pena serem vistos.



Mas antes, algumas curiosidades. Os palestrantes devem se expressar em até 18 minutos. Tem lugar pra todo o mundo falar: pensadores, artistas, jovens talentos (crianças inventoras, gente!), vencedores do Nobel da Paz, enfim, qualquer um que tenha uma boa ideia para compartilhar. Dentro de cada área (negócios, ciências e assuntos globais, além das três da sigla) tem também os estilos das palestras. Elas podem ser informativas, engraçadas, geniais, fascinantes, corajosas, persuasivas, lindas, inspiradoras e de cair o queixo (esta classificação é deles mesmo). Neste post eu coloquei algumas exposições relacionadas à sustentabilidade, aos problemas ambientais que enfrentamos hoje e também a algumas soluções. Tem ainda uma sobre educação, que está na lista dos 11 vídeos do TED mais vistos (é mesmo imperdível). Ao todo, os vídeos do TEDTalks já foram assistidos mais de um bilhão de vezes!

Então vamos lá!

Repensar o Consumo: André Trigueiro no TEDxSudeste 2010

O jornalista ambiental André Trigueiro fala sobre a sociedade do consumo e a importância, ou melhor, necessidade, de se consumir conscientemente e de maneira sustentável. O jeito como ele fala é muito inspirador! 


Tornando cidades lugares melhores com escolhas simples: Roberto Andrés no TEDxBeloHorizonte 2012

Eu me surpreendi com essa. O arquiteto Roberto fala sobre os problemas do trânsito, do grande fluxo de veículos e argumenta muito bem sobre a necessidade de se priorizar pessoas e estilos de vida mais saudáveis ao invés dos carros. 


Nova reflexão sobre a crise climática: Al Gore no TED2008

Autor do documentário Uma Verdade Inconveniente, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos fala sobre as mudanças climáticas e como elas afetam a tudo e a todos, sendo imprescindível uma mobilização global em torno da preservação, energias renováveis eficiência energética e economia de baixo carbono. A fala de Al Gore também é muito inspiradora.


Vamos nos preparar para nosso novo clima: Vicki Arroyo no TEDGlobal 2012

O clima vem mudando e nós precisamos estar preparados para enfrentar as consequências. Ao longo de sua fala, a advogada Vicky mostra como cidades ao redor do mundo estão se preparando para o novo clima. 


Dose de realidade para a economia: Tim Jackson no TEDGlobal 2010

Autor do livro “Prosperidade sem crescimento – Vida boa em um planeta finito”, lançado no Brasil neste mês de outubro, o professor e economista Tim critica o consumismo e a obsessão pela produtividade no trabalho. Na palestra, ele fala que é possível, e preciso, prosperar sem crescer economicamente.


Como as grandes marcas podem ajudar a salvar a biodiversidade: Jason Clay no TEDGlobal 2010

Vice-presidente do WWF, Jason fala sobre a necessidade de grandes empresas se tornarem sustentáveis e como ele tem trabalhado para que companhias rivais se juntem em prol da preservação do ambiente e dos bens naturais.


Bônus... Porque educação é a base.

Como escolas matam a criatividade: Ken Robinson no TED2006.

Um líder cultural visionário, Sir Ken defende um sistema educacional que estimule a criatividade das crianças e adolescentes ao invés de enfraquecê-la. A palestra dele é fantástica, engraçada e muito informativa!


Agora me conta, o que achou dos vídeos que viu? Já conhecia o TEDTalks? É muito legal, né! Adoro! =)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio