Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Por Letícia Maria Klein •
14 junho 2013
Recentemente, o secretário-geral assistente das Nações Unidas, Olav Kjorven, esteve no Brasil e falou ao site Mercado Ético sobre o papel do país em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODM, como fica a sigla, são oito e geralmente aparecem todos juntos em anúncios, assinaturas de e-mail, reportagens, calendários, entre outros.

Os objetivos foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 com o apoio de 189 nações, incluindo o Brasil. São eles:

1 – Acabar com a fome e a miséria;
2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos;
3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.


De acordo com o site nacional dos Objetivos do Milênio, o Brasil avançou muito em relação ao cumprimento dos ODM devido à participação social e políticas públicas colocadas em prática nos últimos anos que trouxeram resultados positivos. Para Olav, o Brasil também pode liderar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que já foram rascunhados pela ONU. Os ODS são as novas metas que a ONU quer estabelecer a partir de 2015, prazo final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Pois é, ainda tem tanto para melhorar em todos aqueles aspectos ali em cima e faltam só dois anos. Oficialmente, claro. O importante é que as ações para o cumprimento dos objetivos continuem sendo desenvolvidas, tanto pelos governos e organizações quanto pós nós mesmos, pessoas como você e eu. No Portal ODM, é possível acompanhar os indicadores municipais de cumprimento dos objetivos.

Ah, uma curiosidade. Os ícones que representam os objetivos foram criados no Brasil. Em 2005 a equipe da agência McCann-Erickson, coordenada pelo publicitário Percival Caropreso, desenhou os símbolos, que foram adotados por outros países e pela própria sede das Nações Unidas. Os símbolos foram desenvolvidos para a campanha Nós Podemos – 8 Jeitos de Mudar o Mundo, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O movimento objetiva o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos oito ODM.


O Movimento Nós Podemos está presente em todos os estados do país. O primeiro a criar um comitê e que também parece o mais engajado é o Paraná, que começou suas atividades em 2006. A maioria dos outros estados começou o movimento em 2009. Blumenau é uma das cidades de Santa Catarina envolvida no Movimento Nós Podemos e vai realizar sua primeira atividade no fim de junho. Quero muito participar!


Você também pode!

Com ações simples no dia a dia, todos nós podemos cuidar do planeta Terra, contribuindo para a conversação da biodiversidade e dos bens naturais. Apagar a luz ao sair de um cômodo, andar a pé, de ônibus ou bicicleta, utilizar álcool ou biodiesel como combustível do carro, utilizar embalagens de produtos como sacos de lixo, consumir conscientemente, entre muitos outros hábitos individuais que quando somados causam grande impacto.

Quem tem jardim também podem contribuir com a biodiversidade local. “No momento em que você utiliza a enxada no lugar do herbicida para matar a grama crescente na calçada, está evitando quebrar processos ecológicos que existem neste pequeno clima e, consequentemente, poderá evitar uma infestação de insetos em sua casa”, exemplifica Fabiana Dallacorte, bióloga de uma empresa blumenauense que faz estudos ambientais. Outra atitude sustentável é plantar uma espécie nativa com frutos ao invés de uma espécie exótica, pois as aves que vivem no local possam utilizar as árvores frutíferas como corredores ecológicos. “Nós somos criativos e podemos mudar o mundo!”, complementa Fabiana.

Como forma de incentivar o consumo consciente, o Instituto Akatu, o Canal Futura e a HP do Brasil criaram uma série de 10 vídeos que faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje, tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental. Veja o primeiro deles abaixo.


São ótimos, não são? Adoro! Se você também gostou, dê uma olhada nos outros vídeos. E você, participa do Movimento Nós Podemos na sua cidade? 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio