Nove dicas para reduzir o consumo de papel

Por Letícia Maria Klein Lobe •
04 março 2020
Mesmo na era digital, nós ainda usamos muito o papel, especialmente quem nasceu até a década de 1990. Nada como escrever para clarear as ideias, não é mesmo? Ou para fazer listas! Nossa, essa é clássica. Mas de pedacinho em pedacinho, de folheto em folheto, vamos gerando uma grande quantidade de papel em casa. Ele pode ser facilmente reciclado, mas como bem sabemos, melhor do que reciclar e reutilizar é evitar a geração. Para isso, vamos às dicas de como você pode evitar e reduzir o consumo de papel no seu dia a dia.

Recuse a segunda via do cartão de crédito 
Aquele papel amarelinho usado nas máquinas de cartão (chamado de termo-sensível ou térmico, porque a impressão é feita por aquecimento), contém bisfenol-A (BPA), uma substância que faz mal à saúde. O papel é reciclável e algumas cidades reciclam, mas a substância é liberada durante o processo, o que contamina outros materiais ou o papel final reciclado. A boa notícia é que ele pode ser compostado, mas precisa ser na composteira ou no solo – não no minhocário. Ou você pode enterrá-lo num vaso com terra, sem planta.

Suspenda correspondências
Hoje é possível pagar todos os boletos e faturas via aplicativo ou on-line, o que elimina a necessidade de recebê-los por correio na sua casa. Além de gastar papel, o transporte da correspondência gasta combustível, gasta pneus etc. Até a fatura de energia elétrica pode ser paga on-line, sabia?

Recuse folhetos na rua
Se você anda de carro, é muito comum ter pessoas no semáforo entregando folhetos e panfletos, certo? Com toda aquela educação, gentilmente recuse. Um “não, obrigada” acompanhado de um sorriso é, além de simpático, sustentável, porque você não estará contribuindo com a demanda para produção de tais papéis.

Como reduzir o consumo de papel no dia a dia

Faça listas digitais
Fazer listas é uma ótima ferramenta de organização. No meu computador, eu mantenho uma lista no aplicativo de notas adesivas com as tarefas do dia (a versão computadorizada do post-it). Quando vou ao mercado, escrevo a lista de compras no celular. São maneiras de evitar o uso de bloquinhos de papel. Além dessas, o que mais você escreve no papel que pode migrar para o digital?

Mande por e-mail
Sabe aquela mensagem que costuma aparecer no fim de e-mails do tipo “imprima somente o necessário”? Tem muitas coisas que podem ser enviadas por e-mail em vez de serem impressas, especialmente no ambiente de trabalho. A pauta de uma reunião pode ser enviada por e-mail, por exemplo, em vez de ser impressa para cada pessoa participante.

Use pano na cozinha
Guardanapo de pano e toalhinhas de tecido são alternativas duráveis e sustentáveis ao guardanapo de papel e o papel toalha. Você já usa pano de louça, certo? É só agregar mais uns tecidos para deixar sua cozinha livre de descartáveis quando precisar limpar respingos e sujeiras na mesa, bancada ou chão. “Ah, mas vai gastar água para lavar depois”. Não mais do que a água que foi usada para produzir os papéis descartáveis, pode ter certeza, fora os outros bens naturais usados na cadeia produtiva deles. E você nem precisa comprar os paninhos: é só cortar uma camiseta velha.

Assine revistas e jornais on-line
Com os meios digitais, as edições impressas têm diminuído cada vez mais, levando muitas empresas de mídia a fecharem ou, no mínimo, se adaptarem. As assinaturas digitais garantem acesso a todo o conteúdo do site e costumam ser mais baratas do que comprar o impresso, além de evitar a produção (e futuro resíduo) de muito papel na forma de jornais e revistas.

Compre a granel
Alguns produtos que compramos no mercado vêm embalados em papelão ou papel cartonado. Uma boa forma de eliminar esse resíduo é comprar os mesmos produtos a granel. Cereais são um exemplo. Alguns são facilmente encontrados em feiras ou casas de produtos naturais.

Use ducha higiênica

Já contei aqui no blog como eu faço para não usar papel higiênico no banheiro e, consequentemente, não gerar o rejeito nem o rolinho de papel. Basicamente, a solução é usar uma ducha higiênica ou um bidê (que fica cada vez mais difícil de encontrar por aí, mas que é ótimo).

Por fim, não custa relembrar a boa e velha dica da reutilização: use sempre os dois lados da folha. Agora me conte, já aplica alguma dessas dicas? Não vá embora sem me dizer qual delas você vai começar a fazer hoje mesmo.

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio