Oscar 2020: indicados que são engajados em causas ambientais

Por Letícia Maria Klein •
04 fevereiro 2020
No próximo domingo, prepare a pipoca para a maior cerimônia da indústria do cinema: a 92ª edição do Oscar. Eu amo ver filmes e acompanho desde pequena, tanto as produções quanto a premiação. O que eu gosto muito de ver nessas cerimônias é quando os ganhadores mencionam nos seus discursos as causas em que são ativistas, especialmente ambientais. Desta vez, as chances de isso acontecer são grandes, pois tem alguns atores e atrizes indicados que são engajados em sustentabilidade e preservação ambiental. E o Oscar nessa categoria vai para...

Leonardo DiCaprio
DiCpario, que está concorrendo como Melhor Ator por “Era uma vez em... Hollywood”, é um dos atores mais engajados em causas ambientais, especialmente relacionadas às mudanças climáticas. O perfil do ator no Instagram, em que ele se descreve como ator e ativista (lindo!), é todo voltado para questões socioambientais. Ele é investidor de empresas e empreendimentos sustentáveis, falou como Mensageiro da Paz para o Clima na Cúpula do Clima de 2014 e já participou de marchas pelo clima em Nova York.

Leonardo DiCaprio e Greta Thunberg
Leonardo DiCaprio e Greta Thunberg. Fonte: Instagram do ator
Em 1998, ele fundou a Leonardo DiCaprio Foundation, que busca proteger lugares selvagens e espécies ameaçadas de extinção. A fundação tem seis programas: Conservação de Áreas Indígenas, Conservação de Oceanos, Mudanças Climáticas, Direitos Indígenas, Califórnia Transformadora e Soluções Inovadoras. Além da fundação, DiCaprio também se envolve em produções temáticas, como “A Última Hora”, um documentário produzido e narrado por ele sobre a crise ambiental, com entrevistas de 50 cientistas, ativistas ambientais e líderes mundiais; e “Seremos História?”, sobre mudanças climáticas, produzido em parceria com a National Geographic.

Em 2016, quando ganhou o Oscar de Melhor Ator por “O Regresso”, DiCaprio usou seu discurso na premiação para falar sobre o aquecimento global: “O filme foi sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelas bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos e pelas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política”.

Joaquin Phoenix
O ator, indicado na categoria de Melhor Ator por “Coringa”, é vegano desde criança. Ele é ativista da causa e sempre que pode se manifesta publicamente em favor dos direitos dos animais. Em seu discurso no Globo de Ouro 2020, em que recebeu o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, ele elogiou o cardápio da cerimônia, que foi totalmente vegano pela primeira vez em 77 edições. “Eu queria agradecer à Hollywood Foreign Press por reconhecer a ligação entre agropecuária e o aquecimento global, é muito corajoso da parte de vocês fazer [o jantar] desta noite a base de plantas”, disse o ator. 

No começo do ano, Joaquin foi preso ao lado da atriz Jane Fonda durante um protesto sobre mudanças climáticas, organizado por ela para o movimento Fire Drill Friday (algo como “sextas-feiras de simulação de incêndio”). 

Joaquin Phoenix participa de protesto organizado por Jane Fonda - Foto Joshua Roberts-Reuters
Joaquin Phoenix no protesto. Foto: Joshua Roberts-Reuters
Na quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, foi publicado o curta-metragem Guardians of Life, em que Joaquin interpreta um médico na luta para salvar um planeta Terra agonizante. O filme a é o primeiro de uma série de produções de Hollywood que busca inspirar ações de combate às mudanças climáticas. “As pessoas não percebem que ainda há tempo, mas somente se reagirmos agora e fizermos mudanças abrangentes em nosso consumo. Não podemos esperar que os governo resolvam estes problemas por nós", disse Joaquin. Veja o curta aqui embaixo ou no site da Mobilize Earth.



Margot Robbie
A atriz, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “ Escândalo”, usou seu perfil no Instagram para chamar a atenção para os incêndios na Austrália que ocorreram no começo do ano, o maior desastre ambiental do país. No vídeo, em que mostra um álbum de família de quando era criança, ela diz: "Normalmente não faço isso, mas queria muito compartilhar uma coisa com vocês. Tenho certeza que todos vocês estão cientes do que está acontecendo na Austrália agora com os incêndios. Não queria mostrar mais fotos tristes e sim compartilhar com vocês o quão lindo nosso país é. Eles precisam de vocês. Doe qualquer coisa que você puder. Por favor". 

Margo Robbie
Margo Robbie em vídeo sobre os incêndios na Austrália. Fonte: Instagram na atriz.

Brad Pitt
Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por “Era uma vez em... Hollywood”, o ator sempre aparece na lista de famosos que são vegetarianos. Ele até já declarou que não gosta de ver os filhos comendo carne. A dieta vegetariana é considerada uma alimentação sustentável (além de deliciosa, criativa, leve, colorida), pois a pecuária tem grandes impactos ambientais, de desmatamento a mudanças climáticas. 

Brad Pitt
Brad Pitt no Golden Globe 2020. Fonte: Vista-se.

Tom Hanks
Concorrendo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por “Um lindo dia na vizinhança”, o ator é um entusiasta de carros elétricos. E de causas sociais. Em dezembro do ano passado, ele comprou e mandou reformar um Syrena 105, que colocou à disposição de um leilão para arrecadar fundos a um hospital infantil na Polônia. 

Tom Hanks
Tom Hanks. Fonte: Observatório do Cinema.

Honeyland
Queeem???
Na verdade, não é uma pessoa, mas um longa indicado a Melhor Documentário e Melhor Filme em Língua Estrangeira. É uma produção da Macedônia, dirigida por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, que filmaram ao longo de três anos. A história acompanha Hatidze Muratova, uma apicultora que vive com sua mãe idosa numa comunidade isolada nas montanhas da Macedônia e que vê sua vida mudar quando uma família de nômades chega e começa a influenciar o seu cotidiano. 

Não vi o filme, mas pelos comentários parece ser muito bom, abordando a relação entre seres humanos e a natureza (uma dualidade completamente falsa, pois não existe divisão – ou decerto caímos de paraquedas no planeta? O.o). Como ensina Hatidze, metade do mel fica na colmeia para as abelhas. 

Documentário Honeyland
Documentário Honeyland
Se existisse um Oscar ambiental, já era deles. Agora me conta, tem alguma outra celebridade que você admira por causa do posicionamento dela em relação a alguma causa socioambiental?

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio