Mundo Sustentável 2, de André Trigueiro [Resenha]

Por Letícia Maria Klein •
14 janeiro 2020
"Mundo sustentável 2 - Novos rumos para um planeta em crise" é um livro que te pega pela mão e te leva pelos caminhos da sustentabilidade. Foi escrito pelo jornalista André Trigueiro e reúne artigos, entrevistas e comentários dele veiculados em rádio, televisão e mídia impressa, além de textos escritos por especialistas convidados pelo autor para comentar os assuntos. Alguns dos textos que mais gostei são as transcrições do programa Cidades e Soluções, apresentado pelo jornalista e exibido na Globo News. 

O livro segue a linha do primeiro, "Mundo sustentável – abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação" (que usei no meu trabalho de conclusão de curso sobre jornalismo ambiental). São oito capítulos, divididos por temática: consumo consciente, resíduos sólidos, urbanização, água, biodiversidade, energia, questões globais e mundo sustentável enquanto notícia.



O livro foi lançado em 2012 pela Editora Globo, e apesar de um ou outro tema precisar de uma busca na internet por parte do leitor para uma atualização, ele se mantém atual por conta dos diversos conceitos e panoramas que apresenta em relação à sustentabilidade e perspectivas futuras. Os textos mostram problemas socioambientais em nível regional, nacional e internacional e soluções que estão sendo aplicadas conforme cada contexto geográfico, político e econômico, no Brasil e em outros países. 

Como excelente jornalista ambiental que é, Trigueiro usa uma linguagem clara e didática para explicar conceitos, contextualizar problemáticas e apontar soluções para resolver a crise ambiental planetária que estamos vivendo e causando. Os especialistas convidados seguem a mesma linha, o que resulta em um livro de fácil compreensão e acessível para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre causas, consequências e resoluções de problemas ambientais. Legal registrar que a obra foi impressa em papel reciclado, aplicando a sustentabilidade que prega – afinal, a parte mais forte de qualquer discurso é a sua prática.

O livro é cheio de números, como dados e estatísticas, mostrando a gravidade das mudanças climáticas, do aumento dos resíduos sólidos, do agronegócio, da falta de água potável, da poluição, do consumismo, da extinção de espécies e tantos outros. Apesar de alguns números estarem desatualizados, os problemas e soluções continuam não só atuais como mais urgentes. 


A ideia básica e central para compreender a necessidade de mudanças em prol de um mundo sustentável é a visão sistêmica e holística de mundo, a noção de que tudo no planeta (estendendo para o universo) está interligado e é interdependente. O livro explica e exemplifica esse conceito com maestria, relacionando ciência, política, economia, educação, tecnologia e saúde, entre outras correlações. Tem inclusive um texto sobre a complexa e multifacetada resposta para uma das grandes questões do século: afinal, o que é sustentabilidade? 

Entre muitas frases do autor, convidados e citações de terceiros dignas de registro e nota, uma coisa é certa: "Ou a economia se ajusta aos limites do planeta, ou não haverá planeta para suportar a economia", como escreve o jornalista. É fatídico, inevitável e requer um esforço grande e contínuo de todas as pessoas e todos os segmentos da sociedade. Aqui não cabe desespero. O que precisamos é de ação e vontade de mudar. Apenas comece. “Pois”, como disse Henry David Thoreau, “não importa que os primeiros passos pareçam pequenos: o que se faz benfeito, se faz para sempre”. 

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio