Receitas para diminuir os resíduos e aumentar a saúde

Por Letícia Maria Klein •
07 fevereiro 2017
Desde a minha viagem para a Romênia em 2015, com direito a um intensivo na Schumacher College, minha vontade de cozinhar e praticar o “faça você mesmo” só vem aumentando. Preparar pratos, consertar roupas e objetos, fazer produtos de higiene e limpeza caseiros são ações que me conectam mais comigo mesma e com o planeta e geram vários benefícios. Quando eu compro ingredientes para fazer receitas culinárias e de produtos caseiros, eu acabo produzindo menos resíduos (principalmente quando consigo comprar a granel, levando meus potes e sacolas) e mantenho minha saúde muito bem, obrigada (orgânicos sempre têm preferência). Trocar os produtos industrializados por caseiros também faz bem para a saúde e evita a poluição de rios e mares, especialmente por causa dos microplásticos presentes nestes produtos. Consertar o que estraga aumenta a utilidade dos produtos e deixa de lado a necessidade de comprar um novo. Por isso, aqui vão algumas receitas que são minhas melhores amigas no dia a dia.

Pasta de dente caseira

2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
7 a 10 gotas de óleo essencial do aroma que preferir
(Receita da Lauren Singer, do Trash is for tossers)

2 colheres de sopa de óleo de coco
½ colher de café de bicarbonato de sódio
6 gotas de óleo essencial de cravo
8 gotas de óleo essencial de menta
1 colher de café de raspas de juá
(Receita da Alana Rox, do Diário de uma vegana)

Misture tudo e guarde num potinho de vidro. Como o óleo de coco solidifica abaixo de 25ºC, é só colocar na geladeira antes de usar quando o tempo estiver quente. A receita da Alana leva ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, que são bons  para a gengiva e os dentes. Ela recomenda colocar menos bicarbonato de sódio, pois sua abrasividade pode danificar o esmalte do dente em longo prazo.



Barrinha de cereal

2 bananas amassadas
2 xícaras de aveia em flocos médios ou grossos
¼ xícara de melado
½ xícara de açúcar mascavo
¼ xícara de castanha-do-Pará
¼ xícara de castanha-de-caju
¼ xícara de amêndoa
¼ xícara de nozes
¼ de xícara de gergelim
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de café de canela em pó

Esta receita foi minha amiga do trabalho que me passou. Você pode adicionar quaisquer sementes que quiser, (totalizando uma xícara) além de blueberry, cranberry ou passas, se quiser. Já fiz com e sem açúcar. Sem, a barrinha fica mais quebradiça (e menos doce), então é bom colocar mais melado ou banana para dar liga. O óleo de coco também pode ser usado para untar a forma. Rende 10 barrinhas.

Leites vegetais

Eles substituem o de origem animal e são rápidos e fáceis de fazer, além de muito nutritivos. Já fiz quatro aqui em casa: de coco, amêndoas, castanha-do-Pará e aveia. Existem outros tipos ainda, como de arroz e amendoim. Os resíduos do leite podem ser usados para fazer pães, bolos, tortas e docinhos.

Leite de castanhasAs sementes precisam sempre ficar de molho antes de serem consumidas, então deixe-as em uma vasilha com água por oito horas. Escorra a água e bata as castanhas no liquidificador com três copos de água. Depois é só usar um coador de café ou um pano fino, tipo fraldinha, para coar.

Leite de cocoEm um supermercado perto da minha casa tem uma empresa que vende água de coco direto do coco. Como eles não reaproveitam a casca, pedi alguns e me deram. Tirei a polpa de quatro cocos e bati no liquidificador com ¼ de copo de água quente. Pode usar mais se quiser um leite mais fino. Depois coei na peneira e usei para fazer esta receita deliciosa de brigaipim da Alana. A Paula Lumi, do Presunto Vegetariano, ensina a fazer este leite com coco seco.

Leite de aveia
É o mais fácil de fazer. Coloque uma xícara de aveia no liquidificador com dois copos de água e deixe por uma hora. Antes de bater, acrescente cinco pedras de gelo (para diminuir a viscosidade do leite). Depois é só passar na peneira.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, muito obrigada por passar aqui! Contribua com a postagem e deixe um comentário!

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio