Diário de bordo #13 – Dia de fazer suco de maçã

Por Letícia Maria Klein •
23 novembro 2016
O Apple Pressing Day é uma data muito querida e aguardada aqui na Schumacher College e o quarto vídeo da série sobre a escola é todinho sobre este festival de maçãs. As maçãs frutificam no verão (quando é inverno no hemisfério sul) e nas semanas que antecedem o “dia de pressionar maçãs”, uma força-tarefa é colocada em prática para colher o máximo possível de frutas para fazer o suco no fim de semana marcado, que foi o dos dias 22 e 23 de outubro. A comunidade Schumacher se reúne (funcionários, estudantes e voluntários) para selecionar, triturar e pressionar maçãs, engarrafar e pasteurizar o suco. Põe força-tarefa nisso! Colhemos 2,5 toneladas de maçãs e produzimos cerca de 1700 garrafas de suco!



Os sucos que estávamos tomando até aquele fim de semana tinham sido produzidos no ano passado e os que produzimos serão consumidos por nós e novos integrantes desta comunidade até o fim do ano que vem. As macieiras foram plantadas há 25 anos aqui perto da escola, nos pomares de Dartington Hall, por Marina O’Connell Brown, que era responsável pelo programa de horticultura na Dartington School Farm.

Teve uma época em que o conselho de Dartington Estate queria acabar com as macieiras, mas Mary Bartlett, que veio a Dartington em 1963 como estudante de horticultura e se tornou responsável pelas estufas, viveiro e jardins de Dartington Hall, resgatou o pomar. A Schumacher College assumiu o cuidado do pomar e um estudante chamado Justin, há uns oito anos, teve a ideia de fazer suco com as maçãs. A partir de então, todos os anos acontece o Apple Pressing Day, festival de união em torno da produção do mais delicioso suco de maçã!

A maioria das maçãs que comemos aqui na Schumacher College vem da fazenda de orgânicos Riverford e uma parte é das macieiras plantadas nos jardins da escola. As utilizadas para fazer o suco são todas dos pomares de Dartington Hall.

Foi muito divertido participar do Apple Pressing Day, adorei! Fiz um pouco de tudo, mas fiquei principalmente na cozinha engarrafando e pasteurizando o suco. São momentos como este que fortalecem a noção de comunidade e a importância de cada um fazer a sua parte para o sucesso de todos.

Fonte: Julia Tholozan





Fonte: Julia Tholozan

Fonte: Julia Tholozan

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio