O que fazer com cartão de crédito velho? Veja 11 soluções

Por Letícia Maria Klein •
06 agosto 2020
Com certeza você já descartou algum cartão de crédito que venceu, certo? Cortou em pedaços e jogou no saco de lixo. Sim, já fiz isso também, e é o que a maioria das pessoas faz quando o cartão perde a validade (não só cartão de crédito, mas de seguro, crachá, de loja, de chip de telefone etc). Se você ainda faz assim, vim de dar uma ótima notícia: é possível reaproveitar o cartão ou enviá-lo para a reciclagem! Os cartões são feitos de diferentes tipos de plástico, por isso são totalmente recicláveis. Pesquisando na internet, encontrei algumas soluções para o seu cartão de crédito velho.
O que fazer com cartão de crédito velho?
Meu estoque de cartões, esperando a próxima visita ao Papa Cartão.

1. Máquina Papa Cartão
Um programa de logística reversa da empresa R. S. de Paula coleta cartões, crachás e credenciais de plástico. Você coloca o cartão na abertura da máquina, gira a manivela (sem gasto de energia!) e o cartão é cortado em pedaços, por questão de segurança (a caixa é transparente, então você pode testemunhar o processo). O material depois é usado para fazer novos produtos, como capas de caderno, porta-copos, crachás, réguas e muitos outros.

O Papa Cartão está presente em alguns estados brasileiros, aqui a lista de pontos de coleta. Eu já levei vários quando viajei para São Paulo (hoje tem uma pequena pilha aqui em casa aguardando a próxima viagem até um papa cartão). As máquinas podem ser alugadas por empresa, associação, instituto ou órgão governamental.  

Máquina papa cartão em estação em São Paulo

Máquina papa cartão em estação em São Paulo. Fonte: site da empresa.

2. Moldura feita com mosaico de cartões: é só cortar os cartões em pedaços e colar na moldura que você tem. Pode ser um porta-espelho, portarretrato ou até um quadro.

3. Palhetas para tocar instrumentos: essa é uma ótima dica para quem é músico. Basta recortar o cartão no formato da palheta (parece que funciona melhor com cartões mais finos, como de crachá ou credencial).

4. Suporte para fones de ouvido: é uma ótima forma de deixar seu fone bem guardado, sem risco de danificar o cabo. Para isso, são necessários alguns furos e cortes no cartão, como mostra a foto.

5. Porta-bijuterias: segue a mesma lógica do suporte anterior, com buraquinhos e espaços para encaixar brincos, pulseiras e colares.

6. Organizador de cabos: igual aos outros dois, com cortes nas laterais do cartão para encaixar os fios.
Moldura feita com mosaico de cartões, palhetas para tocar instrumentos, suporte para fones de ouvido, porta-bijuterias, organizador de cabos
Em sentido horário: moldura, palheta, organizador de cabo, porta-bijuteria e suporte para fone de ouvido.

7. Marcador de páginas: fica muito legal se revestido de algum tecido ou papel adesivo.

8. Placa de identificação: para mala ou mochila; é só embrulhar com tecido ou adesivo, fazer um furo e passar uma cordinha.

9. Suporte para celular: ótima ideia e super fácil de fazer, basta dobrar em duas partes, uma mais estreita e outra mais larga, como na foto.

10. Presilhas de cabelo: precisa fazer um furo em cada lateral e passar um pedacinho de madeira (talvez seja mais fácil com cartões mais finos).

11. Minivaso (com ou sem ímã): adorei essa ideia do minivaso (tutorial aqui), que pode ficar na porta da geladeira, na mesa do escritório, na estante... 

cartão de identificação, suporte para celular, presilha de cabelo, minivaso.
Em sentido horário: placa de identificação, suporte para celular, presilha de cabelo, minivaso.

Gostou das dicas? Me conte nos comentários quais você pretende aplicar. 

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio