O que fazer com as embalagens do seu delivery?

Por Letícia Maria Klein •
05 fevereiro 2019
Quando bate a fome e não tem nada na geladeira ou se dá aquela vontade de comer pizza sem sair de casa, você já passa a mão no telefone para fazer o pedido. Praticidade e comodidade são duas vantagens de pedir comida em casa, mas depois sobram as embalagens. Sacos de papel, caixas de papelão, potinhos e sacos de plástico formam os restos do seu pedido de entrega. O que fazer com elas? Veja abaixo dicas de como aproveitá-las, dar o destino correto e até evitá-las.

Caixas de pizza podem ser recicladas, mesmo com gordura (restos de comida devem ser tirados). Algumas cooperativas ou empresas não pegam porque a gordura pode alterar a qualidade do produto final, o que interfere no preço de venda do papel reciclado. Por isso, entre em contato com o sistema de coleta seletiva da sua cidade para confirmar. Se disserem que não pegam, você pode retirar os pedaços gordurosos (as partes intactas podem ser separadas para a reciclagem) e compostá-los no minhocário ou na composteira ou mesmo enterrá-los no jardim.

Aqui em casa, eu tenho reutilizado sacos de papel na lixeira do banheiro. Como o papel higiênico ainda não tem destino que não seja o aterro sanitário, é melhor envolvê-lo em um saco de papel do que em uma sacola de plástico, que leva séculos para se decompor – se você quiser ir além e deixar de usar papel higiênico, pode usar toalhinhas, mas isso é assunto para outro post. Os sacos também podem ser compostados, se não tiverem plástico na composição.

Os sacos de papel vão para a lixeira do banheiro e o potinho de plástico eu vou guardar para uso futuro.
A embalagem das batatas e a caixa vão para a reciclagem sem as partes gordurosas, destinadas ao minhocário.

Potes e sacos de plástico podem ser reciclados também, mas precisam estar limpos e secos. Você pode deixá-los na pia enquanto lava a louça e deixar secar ou passar um pano úmido. Depois de limpo, pode ser encaminhado para reciclagem ou você pode reutilizar para vários fins na sua casa: guardar alguma coisa (até aqueles potinhos pequenos servem), fazer brinquedos com as crianças ou usar como marmita quando você recebe visita e sobra comida que a pessoa pode levar. Eu tenho uma pequena coleção desses potinhos em casa. Se enviar para a coleta seletiva, coloque uma embalagem dentro da outra ou amasse para otimizar o espaço.

O isopor já é mais difícil de aproveitar. Existem poucas indústrias de reciclagem desse material no Brasil devido à baixa viabilidade econômica, visto que o isopor é leve e volumoso. Assim, se não houver coleta seletiva de isopor onde você mora e não tem como evitar usar, o jeito é aproveitá-lo de alguma forma. Depois de limpo, pode ser usado como estofamento de almofada, por exemplo, ou pode ser guardado para outro uso. É comum encontrar bandejas de isopor em restaurantes para fazer marmita. Tem como escapar? Tem sim. Dê uma lida neste post sobre a melhor alternativa de embalagem de marmita para saber como.

Existem várias formas de aproveitar as embalagens que entram na sua casa. Mas, como prevê a ordem de prioridade quando se fala de resíduos sólidos, antes de reciclar e reutilizar devemos tentar evitar a produção. Assim, aqui vão algumas sugestões:

- Se você não se importa de ir buscar a comida que pediu, pode levar seus próprios recipientes para colocar o lanche ou a pizza.

- Você pode pedir para que usem menos embalagens quando fizer seu pedido e pedir para que não enviem coisas extras que você não consome, como molhos e guardanapos (você pode usar os que já tem em casa, de papel ou, melhor ainda, de pano).

- Por fim, sugira ao restaurante, lanchonete ou pizzaria formas melhores, mais econômicas e sustentáveis de embalar as comidas para viagem. Eles podem trocar o material, reduzir o tamanho, modificar o sistema de atendimento para os clientes começarem a prestar atenção nessas questões. Eu tenho o costume de fazer isso e, junto com as sugestões de outras pessoas, já acompanhei mudanças em prol da redução de produção de lixo em pelo menos dois restaurantes que frequento. Então, fale mesmo!

Quando você muda suas atitudes, está contribuindo para um mundo melhor e inspirando outros a fazerem o mesmo. Um ecobeijo e até breve!

2 comentários:

  1. Conheci seu blog hoje e estou achando maravilhoso. Encontrei nele verdadeiras formas de gestão adequada de resíduos domiciliares, descarte adequado sem frescuras e uma linguajem amigável e leve. Obrigada pela permanência e por ser uma pessoa que faz a sua parte e muito mais.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo comentário, fico feliz que estejas gostando! Abraço.

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio