Diário de bordo #6 – Carpinteira por um fim de semana

Por Letícia Maria Klein •
08 outubro 2016
Hands, head and heart é a filosofia da Schumacher College. Fazer, pensar e sentir. No último fim de semana eu tive uma vivência fantástica nesta tríade. Confeccionar algo com as próprias mãos, colocar amor no que está fazendo e raciocinar sobre as melhores formas de colocar a ideia em prática é muito satisfatório! Trabalhar com carpintaria para construir uma estrutura de observação de estrelas me fez sentir plenamente presente naqueles momentos em que eu estava trabalhando com a madeira e em conjunto com meus colegas. Foi quase como uma meditação dinâmica, totalmente imersa no presente, mindfull.

Descascando madeira

O acampamento (sim, acampamos na floresta!) foi organizado pelo Craft Revolution com o objetivo de construir uma estrutura de madeira para observar as estrelas (star gazy seat). Cerca de trinta pessoas participaram, incluindo estudantes da Schumacher e da Universidade Plymouth além dos instrutores. Foram dois dias de imersão na floresta e trabalhos manuais, com direito a escapulidas para a escola para tomar chá ou banho (a floresta fica exatamente atrás da escola, a um minuto de distância, e nossa comida veio de lá).

Montando um dos sete pés da estrutura

De sexta à noite até domingo à tarde ficamos juntos na floresta, nos esquentando ao redor da fogueira – estava um frio de lascar! – fazendo refeições juntos ao redor da fogueira e trabalhando a madeira para construir o star gazy seat. Todos tiveram oportunidade de fazer todas as etapas. Eu serrei, descasquei toras, preguei, parafusei, martelei, lixei, fiz medições e integrei a super equipe que colocou a estrutura de pé em dois dias.



Foi um grande trabalho em conjunto, todos engajados e empolgados. Foi um prazer ter participado do Make Camp. A estrutura vai ficar na floresta para todos que quiserem um momento de contemplação do céu estrelado de Dartington (estrelado, mesmo!).

Estudantes da Schumacher College que participaram;
atrás, a estrutura pronta.

Já a parte de acampar... digamos que agora eu sei como não acampar (foi minha primeira vez numa barraca). Dica: nunca menospreze o valor de um bom saco de dormir e a temperatura fria das noites de outono inglês na floresta. No fim, toda experiência nos ensina alguma coisa.

De dentro da estrutura star gazy seat. Um dos lados não tem esse apoio de pés,
para ser a porta. O corpo fica repousado sobre uma das paredes de madeira,
criando um ângulo legal para olhar para o céu.

A fabricação artesanal, como eu percebi, é uma forma de reconectar com a terra, a cultura, a história, o lugar em que vivemos, as fontes naturais, a biodiversidade e outros seres humanos. É ver as relações entre os seres e outros elementos naturais e compreender significados nestas relações. É perceber-se como um reflexo do todo e como somos importantes para o equilíbrio do todo.
*As fotos foram tiradas por algumas pessoas e compartilhadas, a maioria com o celular da Camila.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio