Primeiro oficinão sobre lixo zero (tão completo quanto o tempo permitiu)

Por Letícia Maria Klein •
10 julho 2016
Já fiz várias palestras e oficinas também, como você já deve ter visto por aqui. Mas nos moldes da realizada no dia 05 de julho, foi a primeira. A primeira de muitas, espero! Foi um evento em parceria com a IsCool, um negócio que viabiliza a educação alternativa e independente, na Offcina Café e Coworking, em Blumenau. Foram duas horas e meia de imersão na temática do lixo zero, buscando contextualizar a problemática do lixo e mostrar muitas formas de reduzir a geração de resíduo e de rejeito na nossa rotina.

Foram oito participantes, inclusive de outras cidades, que se interessaram e interagiram muito durante toda a oficina, fazendo comentários e perguntas. Durante o tempo, falei sobre como aplicar o conceito lixo zero em várias esferas da vida, ensinei a fazer composteira e minhocário e sugeri como tornar autônomo o processo de autoaperfeitçoamento na busca por um mundo sustentável. Como mostra a foto, levei vários objetos que uso no dia a dia para evitar gerar lixo e viver de forma mais natural. No fim, cada um recebeu uma sacola ecológica e social do Instituto Adelina para já começar as mudanças em prol da vida sem lixo.



Deixei alguns desafios para eles no fim, que você também pode tentar: ficar uma semana sem “jogar o lixo fora”, para visualizar o tanto de resíduos que você produz e identificar maneiras de reduzir o montante; ficar um mês sem usar produtos ditos descartáveis, como copo, talheres, prato, canudo e guardanapo de papel; criar um perfil no site Habitica, “um jogo que o ajuda a melhorar hábitos da vida real”.

Se você também busca mudar alguns hábitos para ter uma vida mais plena, feliz e sustentável, acompanhe as redes sociais do blog, da Juventude Lixo Zero Blumenau e da Juventude Lixo Zero Brasil para dicas e sugestões! =D

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio