Falar para (e com) crianças é mágico!

Por Letícia Maria Klein •
20 junho 2016
Como parte da programação do Junho Verde aqui em Blumenau, eu dei duas palestras sobre lixo zero na Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, que já apareceu aqui no blog por seu perfil de escola criativa e sustentável. Foi uma conversa de manhã e uma à tarde, com duas turmas em cada vez, mais ou menos 60 crianças entre 11 e 13 anos. Foi DE-MAIS, superou as expectativas!

Turmas de manhã.

Eu gosto muito de falar com as pessoas sobre temas ambientais. Já falei sobre reciclagem com crianças, sustentabilidade com adultos, compostagem e lixo zero com jovens e adultos. Desta vez, o público teve crianças/pré-adolescentes. O legal desta faixa etária é que eles interagem bastante, perguntam, respondem as minhas perguntas, fazem comentários e têm reações espontâneas.

Eu falei sobre o conceito lixo zero e usei uma apresentação de PowerPoint com muitas imagens. Expliquei o conceito, como podemos aplicar no dia a dia e apontei algumas coisas que já são feitas lá na escola, como horta e compostagem, por exemplo. Quando estava vindo de manhã para a Faema – Fundação do Meio Ambiente, onde trabalho, para então ir à escola, encontrei uma sacola plástica no chão. Já peguei e usei na palestra para falar de como um resíduo que parece lixo para alguém pode ser reutilizado e como as coisas que jogamos na rua vão parar nos oceanos.



Também mostrei a eles meu kit lixo zero com garrafinha, guardanapo de pano, canudo reutilizável, copo retrátil, talheres e sacola ecológica. Eles adoraram! Alguns disseram que queriam um kit assim também. Quando eu abri a sacola, que fica bem pequena quando fechada, foi um espanto só. A mesma coisa com o copo retrátil. Eles ficaram surpresos ao ver como coisas pequenas, que eles não conseguiram identificar a princípio, se transformaram em coisas que nos ajudam a ser lixo zero no dia a dia.

No fim, os estudantes aplaudiram, o que indica que gostaram e aprenderam algo novo e isso me deixou feliz! Estudando e convivendo no meio em que estão, numa escola voltada à sustentabilidade, e com uma diretora engajada e apoiadora, estas crianças têm um potencial imenso de crescerem com consciência plena de que são parte do meio, com atitudes sustentáveis e uma postura ativa em prol de um planeta melhor!

Turmas de manhã.

*As fotos foram cedidas pela diretora da escola.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio