5 opções de lazer sustentáveis para o fim de semana

Por Letícia Maria Klein •
13 maio 2015

“Oba, chegou o fim de semana!! O que eu vou fazer?” Não é raro nos perguntarmos isto, na verdade, comigo acontece direto. Shopping, cinema, compras. Opa, peraí. Que tal sair deste ciclo de consumismo e aproveitar nossos momentos de descanso de formas que não sobrecarreguem a natureza e o bolso? Há muitas maneiras sustentáveis de se divertir no fim de semana, dando preferência às experiências e momentos do que ao acúmulo de coisas materiais. Fiz uma listinha que algumas opções de lazer que podem agradar tanto você quanto o meio ambiente. 

Passear de bicicleta
Pode ser sozinho, com familiares ou amigos. O que vale é pedalar por aí, aproveitando o ar, apreciando as paisagens, fazendo exercícios, ouvindo os passarinhos, sentindo a brisa no rosto, prestando atenção naquilo que passa despercebido na pressa do dia a dia. Mas vamos pedalar com toda segurança, claro! (Para algumas dicas, veja este post sobre a bike). Depois de fazer o seu percurso ciclístico, que tal...

Um piquenique no parque
Ótimo para repor as energias e aproveitar o dia ao ar livre. É também uma excelente maneira de espairecer da semana e relaxar. Para torná-lo sustentável, vale seguir estes passos: leve frutas (orgânicas, claro) e alimentos feitos em casa, como bolos e bolachas caseiros (desta forma, você evita produzir lixo); prefira água e suco de frutas natural, também feito em casa, a refrigerantes e sucos de caixinha (mais saudável e gera menos resíduos); recolha os restos orgânicos e separe para a compostagem (se você não tem composteira, fale com seu amigo para enterrar os resíduos orgânicos num cantinho do jardim da casa dele); utilize guardanapos de pano ao invés de papel e leve copos e talheres não descartáveis, o que também reduz os resíduos sólidos. 


Diversão analógica
Eu adoro jogos de tabuleiro! Quantas tardes me diverti jogando com as amigas! Sempre tem alguém no grupo que tem um jogo de tabuleiro em casa que pode render horas muito agradáveis. Mas se nem baralho você tem, que tal fazer um? É uma ótima forma de reaproveitar caixas de papelão e pedaços de papel. Agora, se seu grupo prefere jogar se exercitando, que tal reunir a galera para um jogo de vôlei, futebol, basquete?

I, me and myself
Se você curte ficar no seu cantinho, aproveitando a própria companhia, há várias maneiras de aproveitar o tempo: ler um livro emprestado ou trocado no sebo, montar um quebra-cabeça que você comprou de alguém que não queria mais, limpar e organizar seu quarto ouvindo sua playlist favorita (organização é comigo, adoro!), fazer um prato com ingredientes orgânicos e comprados a granel, sem todas aquelas embalagens desnecessárias, aproveitar um filminho que está passando na TV, brincar com seu animal de estimação, dar uma caminhada na rua ou num parque. O que vale é ser bom para a natureza e para você.

Ajuda que diverte
Quem já fez, sabe. Trabalho voluntário é uma delícia. A intenção é ajudar os outros, mas no fim, aquele faz é que mais sai ajudado, por assim dizer. Tirar umas horinhas do seu dia para cuidar de crianças numa creche, conversar com idosos num asilo, montar uma horta no seu prédio ou bairro, ajudar a reformar uma escola, limpar uma praça, participar de uma ação de alguma ong é recompensador, satisfatório e gratificante. É o melhor exemplo de que fazendo o bem, fica-se bem. E, desta forma, vamos gerando gentilezas que se multiplicam em outras gentilezas, mudando o mundo aos pouquinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio