Diário de bordo #18 – Muitas risadas e hora extra na última sessão do projeto Arges in Green

Por Letícia Maria Klein •
18 fevereiro 2015

Os estudantes gostaram tanto de fazer os fanzines (tínhamos as revistas desta vez) que ficaram quase uma hora a mais na sessão! O resultado foi ótimo, eles fizeram fazines super criativos. O jogo de mímica também foi divertido e rendeu muitas risadas. Eu esperava que mais jovens fossem aparecer, mas os sete que participaram com certeza gostaram e devem lembrar por bastante tempo a última sessão do projeto de educação ambiental Arges in Green. O que eu mais gostei foi que dois meninos que eram bem bagunceiros no começo continuaram até o final e melhoraram o comportamento e uma estudante recomendou o projeto para uma amiga dela, que foi nas duas últimas aulas e disse pra mim que foi “awesome”! No fim, o que importa é a qualidade e conseguir tocar nem que seja apenas uma pessoa. Pelas mensagens que eles me deixaram, fico com a sensação de que consegui cumprir meu propósito aqui na Romênia. =)

Da esquerda para direita: Vlad, Arina, Ana, eu, Vlad e 
Daniela (a menina que veio convidada pela amiga)

Segui a mesma estrutura que na sessão anterior, com uma rápida teoria acompanhada de vídeos sobre pegada ecológica, o teste que revela sua relação com as questões ambientais, o jogo de mímica e a montagem do fanzine. Bem curioso: o resultado do teste foi muito parecido com o do grupo 1. Dos sete, seis ficaram no meio do caminho, cujo resultado diz que eles se preocupam com o meio ambiente, mas não partem para a ação. O outro menino teve o resultado abaixo dos outros, que mostra que ele tem pouca preocupação com as questões ambientais e precisa rever seus hábitos. Eles falaram que o resultado do teste bateu bem certinho com o estilo de vida que levam hoje. Quem sabe o teste e as aulas ajudem-nos a rever algumas atitudes?

Vendo um vídeo no começo da aula

Eles adoraram o jogo de mímica, foi bem engraçado. Pensei que este jogo seria uma ótima forma de ajudá-los a gravar e interiorizar algumas atitudes sustentáveis que podemos ter no nosso dia a dia. Aprender brincando sempre funciona e é uma ótima ferramenta de educação ambiental. Na verdade, de educação no geral. Em seguida, eles exercitaram a imaginação e montaram fanzines muito interessantes, dê só uma olhada.

Mensagens sobre vários tópicos que vimos nas sessões

It's a circle for a reason! (É um círculo por uma razão).
Feito com colagens de pedacinhos e letras de revista

No sábado, será a  cerimônia de encerramento. Eu mostrei o vídeo do flashmob que pretendo fazer e eles gostaram da ideia. Pensei em fazer durante o Global Village, um evento em que os intercambistas apresentam coisas típicas de seu país. Também haverá uma competição envolvendo todos os jovens que participaram dos projetos de inverno da AIESEC Pitesti. Será em um hipermercado, no domingo, o que é ótimo, pois mais estudantes podem ir e a gente poderia pedir a colaboração dos que participaram dos outros projetos. Terei a confirmação até o fim da semana. Estou torcendo para que dê certo!!! Abaixo, vídeo com um pouco do jogo de mímica com os dois grupos.



Para muito mais fotos das sessões, confira o álbum na página do blog no Facebook.

2 comentários:

  1. Anônimo2/21/2015

    Lê, parabéns pelo trabalho e pela dedicação. Se uma pessoa, mesmo que somente uma absorveu o ensinamento, já valeu a pena. Cada um faz a sua parte e com seu exemplo consegue mudar e melhorar o mundo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Também penso assim, se uma pessoa foi tocada, fico feliz. E pelas mensagens e a cerimônia de encerramento, sinto que cumpri meu papel aqui, o que me deixa muito realizada. Beijo. =)

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio