Diário de bordo #14 – Mostrando caminhos sustentáveis

Por Letícia Maria Klein •
09 fevereiro 2015

Depois de falar da questão do lixo – ou melhor, resíduos sólidos – nada mais justo do que falar sobre consumo consciente e atitudes que também refletem em outras questões ambientais, pois tudo está interligado e é impossível falar de um problema ou situação sem relacioná-lo com outro de alguma forma, afinal, não existem hierarquias na natureza e sim teias de relações. Nesta sessão, apresentei aos alunos o documentário Story of Stuff, que fala sobre a insustentabilidade de um sistema de produção linear em um planeta finito, falei sobre o conceito de sustentabilidade e a família dos Rs amigos do meio ambiente e mostrei a eles o lixo reciclável que eu estou gerando aqui na Romênia (estou guardando para levar aos latões de reciclagem e farei um post só sobre isto ainda esta semana). Tem cada vez menos estudantes, só cinco foram na aula hoje e três tiveram que sair mais cedo por causa de uma atividade escolar, mas eu sou brasileira e não desisto nunca.

No fim, a Oana (do meu time, à direita) me agradeceu 
pelo que aprendeu na sessão, o que me deixou feliz!

A aula passou rápido e acho que eles gostaram sim. Para cada R da sustentabilidade, eles tinham que falar uma ação que podem fazer para ajudar a preservar nosso planeta. Esta parte foi bem legal, gosto de fazer os jovens pensarem na relação deles com o meio, o impacto que eles causam e como este pode ser minimizado. Dos 10 Rs que falei neste post, mostrei sete na sessão: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar e reintegrar à natureza – compostagem, além do R bônus, de reagir.


Nesta quinta eu faria outra atividade extra com eles, mas como alguns não podiam no horário de sempre e eu não queria correr o risco de não vir quase ninguém, como aconteceu na semana passada, combinamos de começar a próxima e última sessão às 14h, meia hora antes do usual. Faremos um bazar de trocas. Pedi para que cada um trouxesse algo que tem em casa e que não usa ou não gosta mais. A ideia é colocar o R de reutilizar em prática, pois o que para uns é “lixo” para outros é solução. Tomara que eles tragam algumas coisas e possamos fazer um bazar bacana!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio