Diário de bordo #12 – O assunto incomoda, mas a diversão é garantida

Por Letícia Maria Klein •
03 fevereiro 2015

Eu sabia que os alunos iam gostar da competição (confira no vídeo abaixo)! Esta turma é bem animada e as duplas vibravam a cada ponto que faziam. O fato de ter prêmio e ser chocolate ajudou, claro, mas, no fim, as duplas vencedoras (deu empate) dividiram com os outros. Não foram todos os alunos, por causa das férias, mas foi mais da metade do que na aula passada. O que eu percebi hoje, e que me deixou feliz, foi que os mais bagunceiros, aqueles que mereceram os puxões de orelha que eu dei nas sessões anteriores, sempre comparecem e estão mostrando mais respeito para comigo, às aulas e aos colegas também. Muitos desistiram ao longo do caminho (não se pode agradar a todos, né), mas os que ficaram estão curtindo e tenho certeza de que vão gostar ainda mais até o fim do projeto, depois das atividades extras. A primeira será nesta quinta!


Assistindo a um dos vídeos

O tema “lixo” incomoda, falar sobre isso incomoda e eu fiz algumas perguntas pra incomodar mesmo, como “Isto perturba você?” após mostrar várias fotos de lixões e resíduos nas ruas e “Você se orgulha do seu lixo?” após mostrar fotos de coisas que eles consomem com frequência. Os vídeos sempre chamam atenção, principalmente os chocantes (que até causam certo mal-estar, mas este é o propósito, afinal, ficar indiferente à questão não nos ajuda a resolver o problema).


Tem um menino que algumas vezes fez observações sobre o que eu falei, no intuito de contradizer, e o mais interessante é que na maioria das vezes eu nem precisava responder, pois os próprios colegas rebatiam o que ele falava. É bom que isso aconteça, mostra que eles estão ativos no processo de aprendizado, não só recebendo informação, mas também digerindo e pensando a respeito. Tive a impressão de que a aula passou mais rápido para esta turma do que para o grupo 1 e eles ficaram atentos durante toda a sessão, interagindo frequentemente. Este é o lado bom de uma turma agitada!


Estou ansiosa para a atividade extra na quinta-feira, em que faremos compostagem e objetos a partir de materiais usados. Também pedi para os alunos deste grupo trazerem o lixo que eles produzirem até lá, inclusive o orgânico (e a embalagem do chocolate). Estou contando que será muito divertido!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio