Resíduos sólidos + criatividade = móveis e decoração para geração de renda

Por Letícia Maria Klein •
09 agosto 2014

Um super projeto de Balneário Camboriú, no litoral catarinense, está transformando o que muitos chamariam de lixo em oportunidade de geração de renda para famílias da cidade. Pneus, garrafas pet, vidro, latas, cano de PVC e outros resíduos sólidos reutilizáveis viram móveis e objetos decorativos nas mãos dos artesãos integrantes do Eco Cidadão. A iniciativa é recente e enfrenta desafios diários, mas tem tudo pra dar muito certo, promovendo conscientização e educação ambiental com foco na redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

Mesa e cadeiras confeccionadas com pneus

Quem idealizou o projeto foi a Luciana Andrea de Jesus, presidente da Associação de Mulheres Solidárias Criativas (AMSC). Eu conversei com ela durante a 10ª edição da Home Art, feira de móveis e decoração, realizada aqui em Blumenau no primeiro fim de semana de agosto, onde conheci o projeto. Luciana contou que já trabalhava com artesanato de reciclagem. Ela mesma confeccionava produtos a partir de materiais dados por amigos e conhecidos. Era tanto material que ele nem tinha onde guardar.

Pufes e caminhas de pets de pneus

Aproveitando a ideia, em parceria com o Fórum Municipal de Economia Solidária de Balneário Camboriú (FMES/BC), ela e as artesãs do AMSC criaram em dezembro de 2013 o projeto Eco Cidadão. Hoje são 44 famílias envolvidas no projeto, a maioria de artesãos e algumas de catadores de lixo. Elas pagam uma mensalidade e recebem comissões sobre as vendas dos produtos artesanais.

Luminárias feitas pela 2por2 Luminárias
empresa amiga do projeto e que reaproveita madeira

Divididos em grupos de trabalho, cada um com sua especialidade, os artistas criam sofás, cadeiras, mesas, pufes, casinhas de animais de estimação e floreiras a partir de pneus, que são recolhidos nas ruas, terrenos baldios e em borracharias. Com outros resíduos sólidos doados pela comunidade, como garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros, caixas longa vida e filtros de café, os artesãos fazem luminárias, estantes, outros pufes e sofás e mais objetos decorativos

Luminárias de cano de PVC feitas pelas artesãs do projeto

Qualquer pessoa que mora em Balneário Camboriú ou cidades vizinhas pode doar os materiais (limpos e secos!), com exceção dos pneus. São quase 300 famílias cadastradas no programa, que gera benefícios para os dois lados. Os artesãos recebem matéria-prima e os doadores ganham pontos como moeda de troca. Cada pessoa que leva os materiais ao Centro Eco Cultural, casa do projeto, recebe um cartão Eco Cidadão, que acumula pontos para cada resíduo sólido levado. Os pontos podem ser trocados pelos produtos artesanais ou vale compras no mercado local, de bairro.

Filtro usado de café foi utilizado nesta luminária

E não é só “lixo” que as pessoas podem doar para o projeto. Óleo de cozinha e eletrônicos também são recebidos no centro e encaminhados para destinação correta. O que não serve ou não tem mais utilidade para os participantes, como roupas, calçados, acessórios, decoração, também pode ser doado para fazer parte do bazar de reuso. Livros são igualmente aceitos e passam a integrar a Ecoteca, ação do projeto que incentiva a leitura aos portadores do cartão Eco Cidadão. Ah, todos esses produtos também rendem pontos!

Sofá feito com pneus. É bem confortável!

O projeto ainda oferece oficinas de artesanato, toda segunda e terça-feira, e toda quinta-feira o espaço hospeda a feira de orgânicos do bairro. Tudo é muito bem estruturado e é um ótimo empreendimento com cunho sustentável, mas os artesãos enfrentam um grande desafio diário: a falta de patrocinador. Nem do governo municipal eles recebem ajuda financeira. E nem sempre os produtos têm comprador. Por isso, conta Luciana, o projeto vem passando dificuldades e todo mês as famílias precisam tirar dinheiro do próprio bolso pra manter o Eco Cidadão ativo.

Floreiras de pneus. Lindas!

Eu torço muito para que apareçam algumas empresas para abraçar a ideia e contribuir com a causa, tão importante para o meio ambiente e as famílias envolvidas. Se você mora em Balneário Camboriú ou alguma cidade vizinha, aproveite a oportunidade e faça parte do Eco Cidadão! Você dá destino correto para materiais reutilizáveis e ainda pode ganhar produtos ambientalmente responsáveis. 

Mais floreiras.

O que achou do projeto? Deixe seu recadinho abaixo. =)

2 comentários:

  1. Olá . Também estou fazendo o curso Crianças e Consumo Sustentável. Vi sua chamada no fórum e passei para conhecer o seu blog. Achei muito legal e gostei muito do que vi por aqui, Parabéns pelo belo trabalho que vem realizando por aqui. Deixo um abraço e um convite para que conheça também o meu blog: mariareciclona.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Tudo bem?
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog. Muito obrigada! Seja bem-vinda! =)
      Gostei bastante do blog Maria Reciclona. O trabalho que vocês desenvolvem é muito bacana, parabéns! Vou acompanhar. ;)
      Até mais!

      Excluir

Olá, muito obrigada por passar aqui! Comente o que achou da postagem e em breve respondo.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio