Muita coisa bacana no Coletivo Lixo Zero 2016, neste domingo! Vem!

Por Letícia Maria Klein •
20 junho 2016
Lixo é um problemão, bem sabemos. Geramos um monte e jogamos fora todos os dias. Só que não existe fora, tudo fica no planeta. Pensando que mais ou menos metade do que produzimos pode virar adubo e quase todo o resto pode ser reciclado ou reutilizado, então o que produzimos, é, na verdade, muito útil! Para conversar sobre a questão dos resíduos sólidos e buscar soluções, quero te convidar para participar do Coletivo Lixo Zero 2016, um evento ao ar livre integrante do calendário do Junho Verde. Será neste domingo, dia 26 de junho, das 9h às 13h, na praça do Teatro Carlos Gomes, durante a Rua de Lazer (rua liberada para pedestres para aproveitarmos ao máximo com amigos e família!).


Veja tudo que vai rolar no Coletivo Lixo Zero 2016:

Abertura do evento com a participação especial da banda da Escola de Educação Básica Visconde de Taunay, modelo de escola criativa e sustentável! Vai começar às 9h.

Durante todo o evento:

- Coleta de resíduos perigosos. Nossos parceiros vão coletar e destinar adequadamente estes resíduos aqui: óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas e baterias, resíduos eletroeletrônicos e medicamentos vencidos.

- Feira de trocas. Traga o que você não usa mais e troque por algo que vai ser útil. Vai funcionar no esquema 1 por 1. Um CD por um livro, por exemplo. Vale tudo que esteja legal para trocar, como roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração, CD, DVD, jogos, livros, utensílios de cozinha etc.

- Participação da Faculdade Senac com degustação de pratos feitos a partir do aproveitamento de partes de alimentos que iriam para a lixeira, como cascas e talos. Os pratinhos serão de folha de bananeira e os copos de papel, assim poderemos compostar depois. Se quiser levar seu próprio copo, melhor ainda!

- Doação de mudas pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) para plantar no seu jardim.

Em horário específico:




Conversa sobre o conceito lixo zero e consumo consciente, com soluções para o nosso dia a dia que vão nos ajudar a gerar bem menos resíduos - não é só teórico, não, as alternativas vão estar lá para você ver. Às 10h.
- Oficina de compostagem: aprenda a fazer sua própria composteira ou minhocário. Às 11h.

O Coletivo é promovido pela Juventude Lixo Zero Blumenau, é gratuito e tem o apoio de: Balaroti, Controil Ambiental, Droga Raia, Faculdade Senac, Faema, Reciclean e Teatro Carlos Gomes. Somos ligados ao movimento Juventude Lixo Zero Brasil, uma organização de jovens que disseminam o conceito lixo zero por meio de projetos por todo o país. Somos ligados ao Instituto Lixo Zero Brasil, que nos apoia e fomenta nossas ações. A prática do lixo zero prevê o máximo reaproveitamento dos resíduos que geramos todos os dias e a redução máxima do que enviamos para aterros sanitários e incineradores, aplicando os 5 Rs da sustentabilidade: recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e reintegrar à natureza (compostagem).

Se quiser ajudar a compartilhar, tem um evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/486444828212779/. Nos vemos lá! =)


0 comentários:

Postar um comentário

Olá, muito obrigada por passar aqui! Comente o que achou da postagem e em breve respondo.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio