Loading Quotes...
16 maio
2017

Junho Verde em Blumenau tem Coletivo Lixo Zero e Encontro Blumenauense de Educação Ambiental

O Junho Verde virou lei em Blumenau em 2016 e este ano terá sua segunda edição com muitas ações diferentes em vários locais da cidade de 3 a 29 de junho. Com o tema “Espaços Educadores Sustentáveis”, a programação tem rodas de conversa, caminhadas em parques, palestras, doações de mudas, eventos internos em escolas e empresas e, claro, as terceiras edições do Coletivo Lixo Zero e do Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (EBEA).

Junho Verde 2017

No começo do ano eu integrei a equipe da Diretoria de Educação Ambiental na Fundação do Meio Ambiente – Faema (eba!) e, através do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (GTEAL) e da Secretaria de Educação, organizamos os eventos Junho Verde e EBEA. Como embaixadora da Juventude Lixo Zero Blumenau, organizei também o Coletivo Lixo Zero 2017. As informações dos principais eventos abertos ao público estão na agenda do blog e a programação completa do mês pode ser acessada no site da Faema.

Coletivo Lixo Zero 2017

Será no dia 11 de junho, das 9h às 15h, na Praça do Teatro Carlos Gomes. Terá conversas sobre o conceito lixo zero e como viver produzindo menos resíduos, oficinas de compostagem, feira de trocas, coleta de resíduos perigosos (equipamentos eletroeletrônicos, medicamentos vencidos, lâmpadas, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias), doação de mudas, venda de camisetas da Juventude Lixo Zero e venda de produtos alimentícios vegetarianos, sem nenhum ingrediente de origem animal (os produtos são do restaurante Âme Funcional, de Blumenau, e Sossega Ofélia – Culinária Vegana, de Jaraguá do Sul).

Para a feira de trocas, basta trazer o que não usa, não gosta ou não serve mais e trocar por algo que pode ser útil ou mesmo necessário, dado por outra pessoa. É um por um, então quem levar um objeto, pode trocar por outro; dois objetos permitem duas trocas e assim por diante. Vale CD/DVD/Blu-ray, livros, roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração e utensílios de cozinha que estejam em bom estado para serem usados por outra pessoa.

O recolhimento de resíduos perigosos será feito por empresas parceiras, que destinam corretamente seus resíduos para reciclagem ou disposição final em aterro sanitário. A feira de trocas, o recolhimento de resíduos perigosos, conversas sobre lixo zero e oficinas de compostagem estarão disponíveis durante todo o evento.

O evento é gratuito e tem o apoio de Controil Ambiental, Droga Raia, Faema, NEXT – Núcleo de Extensão do Ibes Sociesc, Reciclean, Teatro Carlos Gomes, Termosul – Aquecimento de Água e Engenharia.

Nenhum comentário



Assuntos:
Categorias
Atitudes e práticas sustentáveis Consumo consciente Diário de bordo - Romênia Diário de bordo - Schumacher College Eventos sobre meio ambiente e sustentabilidade Juventude Lixo Zero Passeios na natureza Preservação ambiental Problemas ambientais Resenhas de livros e filmes