Semana do Meio Ambiente 2013

Por Letícia Maria Klein •
03 junho 2013

No próximo dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo, realizada na capital da Suécia pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Na ocasião, 113 países se reuniram para discutir temas como poluição do ar, desmatamento, destruição da camada de ozônio e diminuição da biodiversidade e da água potável no planeta.


Desde então, muitas cidades promovem diversas atividades ao longo de toda a semana do dia 5. E não somente instituições e governos. Você, na sua comunidade, pode organizar um evento alusivo à semana e depois registrá-lo no site internacional do Dia Mundial do Meio Ambiente – WED na sigla em inglês. No site, há dicas de atividades, como por exemplo, mostra de arte, exibição de filmes, concertos, educação ambiental, flash mobs, atividades on-line e nas mídias digitais, esportes, entre outros.

A Semana do Meio Ambiente é uma grande oportunidade para lembrarmos (pois facilmente esquecemos) de como é importante conservar o meio ambiente, que é a nossa casa. E toda ação conta, por menor que seja. Mas não é para ser sustentável apenas nesta semana. As datas com temática ambiental servem de simbolismo para que as pessoas parem para refletir e comecem a pensar seu dia a dia do ponto de vista ambiental. Não significa que nos outros dias do ano todo o mundo vai liberar geral. A data serve como um pontapé, uma reflexão inicial que vai levar a mudanças e atitudes sustentáveis na sua rotina. Basta querer.

Consciência alimentar

Cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem um tema diferente. A ONU faz isso porque é uma forma de dar idéias para as atividades de conscientização e preservação do meio ambiente.

O tema deste ano é Pensar.Comer.Conservar. Diga não ao desperdício. O país sede escolhido para a celebração mundial foi a Mongólia, devido ao destaque que tem tido na transição para uma Economia Verde.

National Forum on Green Development - Mongólia

O objetivo da campanha é diminuir a super quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e fabricantes. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 1,3 bilhão de toneladas (Bilhão, é isso mesmo) de comida vai para as latas de lixo todo ano. Esta é a mesma quantidade produzida na África Subsaariana no mesmo período. Ainda segundo a FAO, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos morrem diariamente por causa de desnutrição.

A produção de alimentos consome intensamente os bens naturais e o seu desperdício causa grande impacto negativo no meio ambiente. Afinal, não é só o alimento que vai embora, mas toda água e energia que foram utilizadas para fazê-lo. Para produzir um litro de leite, por exemplo, são consumidos mil litros de água (sabe aquelas piscinas de plástico? Então, vai uma para CADA litro de leite). Cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado (e você tinha se espantado com uma piscina para um litro de leite). E não nos esqueçamos dos gases do efeito estufa, aquele que aquece o planeta, que são emitidos ao longo de toda a cadeia de produção.


De todas as terras habitáveis do mundo, 25% são destinadas à produção global de alimentos. O processo também consome 70% da água potável da Terra, é responsável por 80% do desmatamento e ocasiona 30% das emissões de gases do efeito estufa.

Os dados são perturbadores, né. Mas nós podemos, sim, fazer a diferença e colaborar para o não desperdício de comida. Uma dica é, quando for a um restaurante que serve buffet e prato pronto, optar pelo buffet como forma de evitar o desperdício. Assim também podemos dispensar aquela embalagem, geralmente de isopor, onde levamos para casa o que sobra da refeição. 

Que sugestões você daria para diminuir o desperdício de alimento? Vai participar de alguma celebração da Semana do Meio Ambiente na sua cidade? Fique à vontade para comentar!

Eu vou participar de algumas atividades da programação aqui em Blumenau e ao longo da semana vou falando sobre elas aqui no blog.

Se interessou e quer saber mais? Dá uma olhada nos links:

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio